Cláudio Farenzena, filho de agricultores, aprendeu desde cedo sobre o trabalho duro, o respeito pelo agronegócio e a importância do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Aos 18 anos, ingressou na Polícia Militar e mudou-se para o Oeste de Santa Catarina. Foi nesse ambiente, lidando diretamente com questões de segurança, justiça e direitos, que o Direito entrou em sua vida.
Durante sua jornada na polícia, viu de perto os desafios enfrentados pela sociedade e decidiu aprofundar seus conhecimentos, iniciando a faculdade de Direito. O desejo de compreender melhor as leis e usá-las para promover justiça foi o primeiro passo de uma caminhada que mais tarde se tornaria sua verdadeira paixão: a advocacia.
Depois de anos dedicados à Polícia Militar, Cláudio percebeu que seu verdadeiro chamado era a advocacia. Com um espírito empreendedor e o desejo de impactar vidas de maneira ainda mais direta, decidiu abrir seu próprio escritório em 2017. A escolha pelo Direito Ambiental e do Agronegócio foi natural: filho de agricultores, sempre esteve ligado ao campo, compreendendo suas necessidades e desafios. O agronegócio é o coração do Brasil, e a legislação ambiental, um dos maiores desafios para produtores e empreendedores.
Desde pequeno, Cláudio testemunhou a força e a resiliência dos produtores rurais, e entende que, ao mesmo tempo que a preservação ambiental é importante, o crescimento econômico é necessário. O que o fascina na advocacia ambiental e do agronegócio é justamente esse desafio: encontrar soluções para ajudar produtores rurais e empreendedores a resolverem seus problemas.
Sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos, Cláudio Farenzena fez pós-graduação em Direito Ambiental na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2017 e 2019. O aprofundamento acadêmico permitiu que ele dominasse as nuances da legislação ambiental, aliando teoria à prática e consolidando sua atuação na área, o que o fez ganhar notoriedade nacional na área.
Ao longo da carreira, Cláudio teve inúmeros casos marcantes, mas um dos mais desafiadores foi a defesa de um ex-presidente da República em processos envolvendo supostas infrações ambientais. A complexidade jurídica e a repercussão midiática do caso exigiram estratégias precisas e um conhecimento aprofundado do Direito Ambiental. As vitórias obtidas foram surpreendentes e reforçaram ainda mais seu compromisso com a justiça e com a segurança jurídica de seus clientes.
Apesar da fama de workaholic (viciado em trabalho ) e leitor assíduo, Cláudio encontra tempo para suas paixões fora do escritório. Como capitão amador, adora navegar no mar da Grande Florianópolis. Também é apaixonado por gastronomia e, além disso, dedica-se intensamente ao treinamento para provas de Triathlon, especialmente o Ironman, um desafio que exige resistência, disciplina e determinação.
A disciplina necessária para os treinos de Ironman se reflete diretamente na vida profissional de Cláudio. Cada quilômetro percorrido, cada braçada no mar e cada pedalada ensinam sobre resistência, planejamento e superação. Essa mesma mentalidade se traduz em sua atuação jurídica: organização impecável, estratégias bem estruturadas e uma determinação inabalável para resolver os desafios de seus clientes com inteligência e estratégia.
Mais do que advogar, Cláudio quer transformar vidas e sabe que, para produtores e empreendedores, problemas ambientais podem ser uma fonte constante de preocupação e incerteza. Seu objetivo é trazer segurança, resolvendo questões jurídicas com rapidez e permitindo que seus clientes possam focar no que realmente importa: crescer, inovar e prosperar sem medo de sanções ambientais.
“Sem desculpas, sem limites.” Esse lema a filosofia de vida que guia Cláudio tanto no esporte quanto na advocacia. Cláudio acredita que o sucesso é uma questão de disciplina, dedicação, prática e superação constante. Seja enfrentando um processo complexo ou cruzando a linha de chegada de um Ironman, ele sabe que os desafios existem para serem superados, sem desculpas e sem limites.